BAIXA-CHIADO

Imagem por Carlos Pojo Rego.

Bom dia!

Que dia lindo hoje, como nos últimos dias.

Acordei, tomei banho e fiz meu pequeno almoço antes de ir a pé para a Loja de Cidadão.

Lá, finalizei minha última tarefa burocrática, fazer a minha Chave Móvel Digital para acessar o Portugal.gov, equivalente português do Gov.br brasileiro.

Depois, voltei para casa, passando antes em um grande mercado, o Continente – Bom dia, no Largo do Rato, onde comprei mais alguns ingredientes para as refeições, gastando 10,15€.

Almocei macarrão com molho de tomate acompanhado por uma taça do meu vinho tinto preferido, Dão.

À tarde, peguei o eléctrico (bonde)* da famosa linha 28E para o Baixo-Chiado, onde visitei a Livraria Bertrand, a mais antiga livraria em funcionamento contínuo do mundo, desde 1732, com uma equipa (equipe)* de 400 livreiros, em mais de 50 livrarias em todo o país..

Não pude deixar de saborear um café com croissant e água com gás por 5,30€, na livraria.

Queria comprar “Viagem a Portugal“, de Saramago, mas só encontrei uma versão encadernada com fotos, bem mais cara.

Na Fnac, encontrei por 17,75€, mas decidi esperar para comprar como ebook no meu Kindle da Amazon, pois sinto muita falta de ter uma biblioteca para consultas.

Aproveitei para explorar a região como um turista, apreciando os excelentes cantores de rua, especialmente uma morena que gravei em um Reel.

Continuei caminhando pelas ruas cheias de bares, restaurantes e mesas ao ar livre, cercadas por turistas, até chegar à famosa Praça do Comércio.

Antigamente conhecida como Terreiro do Paço, é uma praça na Baixa de Lisboa, situada junto ao rio Tejo, que foi o local do palácio dos reis de Portugal durante dois séculos.

Voltei para casa por volta das sete da noite, ainda com um belo sol, pegando novamente o elétrico.

À noite, trabalhei um pouco nas redes sociais, assisti à CNN e fui dormir.

DESPESA MÊS – 158,00€
(bens não duráveis e serviços)
Gasto por dia – 19,75€ (8 dias)

CUSTO MÊS – 22,99€
(bens duráveis)

GASTO MÊS – 180,99€

(*) – São palavras utilizadas no português falado no Brasil.